Sistema de Extinção de Incêndio em Dutos de Exaustão à base de CO2

modelo molecular do CO²
modelo molecular do CO²
Esquema de Sistema de Extinção de Incêndio em Dutos de Exaustão à base de CO2
Cilindros de CO2
Incêndio em restaurante

O agente supressor de incêndio Dióxido de Carbono comumente conhecido como (CO2) é o principal agente de combate de incêndio em rede de dutos em sistema de exaustão e ventilação de cozinhas profissionais. 

O sistema de extinção em dutos é formado basicamente por cilindros de com dióxido de carbono, sensores de temperatura e bicos aspersores de gás que são distribuídos ao longo da tubulação entre dos dampers – corta fogo para criar uma área confinada e evitar que o CO2 escape e inunde a cozinha e possa causar um acidente por inalação, já que essa é uma substancia nociva aos seres humanos.

modelo molecular do CO2
modelo molecular do CO2
Esquema de Sistema de Extinção de Incêndio em Dutos de Exaustão à base de CO²
Esquema de Sistema de Extinção de Incêndio em Dutos de Exaustão à base de CO2

O acionamento do mecanismo é dado quando há um foco de fogo na tubulação, efeito que aciona os sensores liberando imediatamente o gás em de forma de uma cortina de alta densidade (cerca de 1,5 vezes maior que a do ar) através dos difusores para suprimir as chamas, combinando o resfriamento da área protegida e redução de oxigênio dentro do duto, uma vez que o COdesloca o ar e toma seu lugar fazendo que o oxigênio fique em níveis que não possa haver combustão.

Principais vantagens

  • Pode ser facilmente liquefeito e envasado em cilindros;
  • CO2 com concentração de 20% ou 30% é capaz de extinguir as chamas por sufocamento;
  • Não é corrosivo;
  • Não é condutor de eletricidade;
  • Não deixa resíduos;
  • Não se deteriora com o tempo

Normas de referências

O sistema CO2, deve ser projetado para atender às normas mais exigentes do mundo, como UL/FM1 e atender todos os requisitos das normas vigentes e sociedades classificadas (ABS2, DNV3, BV4, Lloyd’s5).

Incêndios em restaurantes

(1) A certificação UL Listed e FM Approved em um sistema de detecção e alarme de incêndio UL/FM é uma outra garantia inquestionável que todos os seus componentes foram submetidos aos mais rigorosos testes de desempenho em condições reais de incêndio e foram aprovados pela FM-Factory Mutual e UL-Underwriters Laboratories.

(2) O American Bureau of Shipping (ABS) foi fundado em 1862, Nova Iorque, para proteção da propriedade no mar. Possui acreditação internacional e nacional do Inmetro. O ABS Quality Evaluations é uma empresa do grupo criada para certificação de Sistemas de Gestão. Tem escritório local na América do Sul em Santos, Rio de Janeiro e Fortaleza.[1] Normas certificadas pelo ABS QE: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, ISO 22000.

(4) Bureau Veritas S. A. (anteriormente BVQI, ou Bureau Veritas Quality International) é uma organização internacional de certificação em normas como a ISO 9001, ISO 14001, a OHSAS 18001, a SA8000, entre outras que têm por objetivo indicar padrões de qualidade na produção, comercialização e respeito ao meio-ambiente por parte das empresas do mundo todo.

(3) A DNV (anteriormente DNV GL ) é uma sociedade de registro e classificação credenciada internacionalmente com sede em Høvik, Noruega . A DNV GL foi criada em 2013 como resultado da fusão entre duas organizações líderes na área — Det Norske Veritas (Noruega) e Germanischer Lloyd (Alemanha). Em 2021, a DNV GL mudou seu nome para DNV, mantendo sua estrutura pós-fusão.

(5) Lloyd’s Register Quality Assurance (LRQA) é o líder mundial de serviços de avaliação independente, incluindo certificação, validação, verificação e treinamento, por meio de uma ampla gama de normas e esquemas, com reconhecimento de mais de 50 organismos de acreditação.

A Renovar trabalha de acordo com as Normas ABNT

Todos os produtos da empresa *hayashi climatização exaustão ambiental* possuem direitos de propriedade intelectual independentes